
Especialidades
Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses:
Psicologia Clínica e da Saúde
Psicologia da Educação
Psicoterapia
Neuropsicologia
Psicologia da Orientação Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira
Formação:
Mestre em Psicologia da Educação
Pós-Graduada em Psicologia Clínica, Psicoterapia Pós-Clássica e Psicoterapia Cognitivo-Comportamental
Master em Hipnose Clínica
Formação avançada:
Psicoterapia Cognitivo-Comportamental
Mindfullness
Avaliação Psicológica da criança, do adolescente, do adulto e do idoso
Sexologia
Dislexia
Perturbações de Hiperatividade e Défice de Atenção
Autismo
Perturbações da Personalidade
Psicofarmacologia
Ludoterapia
Técnicas Projetivas
Necessidades Educativas Especiais
Orientação Escolar e Profissional
Formação:
Programação Neurolínguistica
Coaching
Gestão de Emoções
Liderança
Recrutamento e Seleção
Apoio Tutorial Especifico
Certificado de Competências Pedagógicas para o Exercício da Função de Formador
Europsy (Psicologia e Psicoterapia)
A Minha Abordagem
Ao longo de 30 anos de experiência profissional clínica e psicopedagógica, quer na função pública quer em clínica privada, desenvolvi uma metodologia integrativa, muito própria, específica e personalizada com recurso à conjugação de técnicas de intervenção psicológica, psicoterapêutica, psicopedagógica e neuropsicológica de diferentes orientações teóricas privilegiando os seguintes aspetos:
-O processo de intervenção deverá, salvo algumas exeções, ser o mais breve possível durando apenas o período necessário e suficiente para que o paciente, independentemente da sua faixa etária, consiga mobilizar autonomamente "ferramentas psicológicas" de modo a minorar / eliminar a problemática inicial.
-Enfoque no alívio dos vários sintomas apresentados nomeadamente emocionais, cognitivos, fisiológicos , motivacionais e volitivos propiciando alterações na forma de pensar sentir e agir, o auto-conhecimento e a eliminação de crenças limitantes e de hábitos intimamente ligados ao sofrimento psicológico existente.
-Intervenção orientada do geral para o particular e do superficial para o profundo consoante a necessidade observada casuistícamente.
-Quando necessário o recurso a técnicas de intervenção mais profundas (ex reestruturação de crenças centrais profundas, ressignificação de episódios traumáticos através da aplicação da técnica de regressão com hipnose clínica) a sua aplicação será realizada da forma mais eficaz e em simultâneo o mais "confortável" possível para o paciente.
-Foco no trabalho colaborativo e de equipa entre paciente e Especialista e no "papel ativo" do paciente quer em consulta quer entre sessões com reforço permanente da relação / aliança terapêutica.
Relembro que ninguém está "imune" ao aparecimento de sofrimento psicológico mas permanecer nele não tem que ser necessariamente uma "fatalidade".
Quando o sofrimento psicológico é intenso e recorrente o recurso a um Especialista em Saúde Mental é fundamental (na sua maioria problemas psicológicos tratam-se essencialmente com métodos psicológicos) e a decisão de iniciar um processo de intervenção a esse nível revela essencialmente capacidade de auto-análise, maturidade e coragem para o envolvimento num processo de auto-conhecimento e mudança.
